quarta-feira, 3 de setembro de 2008

* História da União Européia* !!!

A UE, nascida apartir da entrada em vigor do tratado de Maastricht, é o resultado de décadas de evolução no caminho da integração européia. Jean Monnet e Robert Schunan queriam uma construção de uma modelo federativo que permitisse a integração das economias limitadas e complementares dos estados europeus do pós-guerra, a fim de assegurar-lhes prosperidade e desenvolvimento social crescente.
Em 1951 foi criada a CECA (comunidade européia do carvão e do aço),que é composta pela Fança, Alemanha Federal, BElgica, Luxemburgo e Países baixos. Em 1951o tratado de Roma criou a comunidade economica européia, reunindo os mesmos países. De 1957 a 1995, a "Europa dos seis" cresceu e se tornou a "Europa dos quinze", com a entrada de Grã-Bretânia, Irlanda e Dinamarca(1973); Grécia (1981); Portugal e Espanha(1986); Australia, Finlândia e Suécia(1995). outra revolução importante da Ue foi em 1987, quando um europeu teve um ato único de estabelecer as bases para a criação , em 1992, do mercado único europeu.
Em 1 de janeiro de 1993, a Europa comunitária passou a permitir, entre seus associados a livre circulação de mercadorias, serviços mão-de-obras e capitais. Em 1 de novembro de 1993, entrou em vigor o tratado de Marastricht. Os mais importantes objetivos do tratado são :
  • Em Pimeiro lugar, a União econômica e manetária dos membros da UE;
  • Em Segundo lugar, busca-se a definição e a execução de uma política externa e de segurança comum;
  • E em terceiro lugar,a cooperação em assuntos jurídicos e a criação de uma "cidadania Européia".

A tercera fase da União Monetária Européia (UEM) foi iniciada em 1 de janeiro de 1999 com a introdução da moeda unica, o Euro, em onze países participantes (Alemanha, França, Itália, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Portugal, , Espanha, Irlanda, Àustria e Finlândia ). O Reino Unido a Dinamarca e a Suécia optaram por não participar, pelo menos inicialmente da "Zona Euro". A grécia, por sua vez, foi excluída da primeira leva de participantes, por não atender aos critérios fixados palo tratato de Maastricht para adesão ao euro. Entretanto, em junho de 200 a adesão da Grécia foi aprovada pelo conselho, devendo ser concretizada em janeiro de 2001.

O lançamento do euro vai de 1 de janeiro de 1999 até um período de transição entre 1 de janeiro de 2002 e no máxim0, 1 de julho do mesmo ano. No início o euro conviveu com as moedas nacionais dos países participantes em caráter escritural, ou seja, está restrido ás transações bancárias e em bolsas de valores. O tratado de amsterdã, assinado em outubro de 1997 e em vigor desde maio de 1999, considerando os avanços obtidos no tratado de Maastricht e dá especial atenção à temática social (emprego, direitos fundamentais no âmbito da UE, saúde, imigração, etc). O parlamento europeu tem seu papel reforçado pelo novo tratado, com a extensão do número de domínios em que as adesões são tomadas conjuntamentecom o conselho de ministro (poder de co-decisão), a dimensão aconômica e a estruturainstitucional da Ue contudo, permanecem praticamente inalteradas.

Com a abertura em 1998, de uma nava etapa na ampliação da UE fez-se necessário lançar, no início de 2000 ,uma conferência intergovernamental sobre a reforma das instituicões comunitárias, com o objetivo de permitir o funcionamento futuro da UE ampliada. Atualmente, uma série de países, a maioria do Leste europeu, esta negociando sua adesão ao agrupamento a conclusão dessas negociações, em princípio no final de 2000, deverá dar origem a um novo tratado da União Européia.

Nenhum comentário: